Diploma dos Rádio Faróis Portugueses

Alguns Faróis, além dos sinais sonoros para nevoeiro, possuiam também com o mesmo fim, radiofaróis. Estes, funcionavam independentemente das condições atmosféricas e transmitiam diariamente sinais Radiotelegráficos de um indicativo de duas letras a identificar o Farol (i.e. Roca RC) Essas emissões eram realizadas a horas fixas, mas também as faziam frequentemente em tempo de nevoeiro.

Foi assim que durante décadas os Radiofaróis auxiliaram a navegação marítima e aérea.

O Núcleo de Radioamadores da Armada, através deste Diploma, quer prestar homenagem a este meio de sinalização que tão fielmente desempenhou a sua função e que estiveram sobe a responsabilidade da Marinha Portuguesa.

O Diploma dos Rádio Faróis Portugueses é dirigido a todos os radioamadores e SWL’s possuidores de licença válida em todo o Mundo, em todas as faixas atribuídas aos amadores.

O Diploma é dividido em HF (SSB, CW e Misto)   e em V/UHF  (em V/UHF só serão válidos os contactos feitos em directo, não sendo permitido o uso de repetidores ou satélites)

O Diploma é composto por duas classes:

Honor Roll e Top Honor Roll.

O Programa consiste em:

  • Honor Roll  – Confirmação de 7 contactos com 7 Rádio Faróis diferentes;
  • Top Honor Roll – Contactos e confirmações de 14 Rádio Faróis diferentes.

O Award Manager do Diploma dos Rádio Faróis Portugueses é o Núcleo de Radioamadores da Armada.

Após a activação do Rádio Farol o activador deverá enviar log em formato ADIF com Indicativo da estação, data, hora (UTC), frequência, modo, RS/T recebido e nome do Rádio Farol.

O Diploma dos Rádio Faróis de Portugal não tem custos e será enviado por e-mail formato PDF

Nota: O Radioamador que active pelo menos 3 ex Rádio Farois poderá requerer o Diploma de ACTIVADOR com a menção de Operador, esses mesmos farois, ser-lhe-aõ atribuídos como ex Rádio Farol trabalhado.

Lista dos Rádio Faróis
Local Sigla
Montedor #PNMR
Leça #PNLC
Aveiro #PNAV
Cabo Mondego #PNMD
Berlenga #PNIB
Cabo Carvoeiro #PNCV
Cabo da Roca #PNRC
Cabo Espichel #PNPI
Cabo Sines #PNSN
Cabo de S. Vicente #PNVC
Cabo de S. Maria #PNSM
Vila Real de S. António #PNVR
Funchal #PNFU
Flores #PNFS

REGRAS AOS EXPEDICIONÁRIOS: Qualquer expedicionário que pretenda operar desde um ex Rádio Farol seja integrado em equipe ou apenas individualmente, deverá comunicar ao NRA, via e-mail com pelo menos 8 dias de antecedência as suas intenções, mencionando as datas e o respetivo ex Rádio Farol a ser ativado.

Caso não seja possível ativar dentro do farol ou das suas imediações, para a ativação ser valida, deverá ser o mais próximo possível na zona do Farol, não excedendo os 50 metros.

Casos omissos ou duvidosos serão da inteira competência do Núcleo dos Radioamadores da Armada.

O presente diploma entra em vigor a 6 Março 2022