Quem Somos - Núcleo de Radioamadores da Armada

Ir para o conteúdo

Quem Somos

O Núcleo

Bem-vindo ao Website do NRA
Núcleo de Radioamadores da Armada


O "Núcleo de Radioamadores da Armada - NRA" é uma mais recentes associações de radioamadores, se não mesmo a mais recente criada em Portugal. Foi fundado a 27 de Julho de 2002 por dois rádioamadores no activo, António Gamito (CT1CZT) e António Pereira (CT1EGH).

O Núcleo encontra as suas raízes no primeiro quarto do século XX, quando uma parte considerável dos progressos no âmbito das radiocomunicações, quer oficiais quer no campo do radioamadorismo, ocorreram um pouco por todo o mundo. Em Portugal, especialmente na Marinha Portuguesa sob a orientação de alguns dos nomes mais honoráveis dos técnicos de rádio como Gabriel Prior, Ramos Pereira, e Nunes Ribeiro entre muitos outros, o rádioamadorismo conheceu um grande salto no desenvolvimento das comunicações de onda curta.

Muitos são os radioamadores que têm passado pelas fileiras da Marinha Portuguesa, mas de facto, por qualquer razão, nunca um Clube de Radioamadores com passado naval fora criado. Apercebendo-se deste facto, após longas e pormenorizadas leituras sobre a história das radiocomunicações na Armada Nacional, demo-nos conta de que os nossos antepassados colegas deixaram tal obra feita que nos orgulha, como radioamadores deste tempo, do seu trabalho sobre o desenvolvimento quer no âmbito das comunicações navais quer no âmbito das comunicações amadoras. Esta análise dos factos passados encorajou-nos a criar o Núcleo, o qual viria a ser o primeiro nas Forças Armadas Portuguesas depois de aqueles que viriam a ser seus fundadores se terem,  desde os primeiros dias deste século, dedicado de corpo e alma á pesquisa sobre o radioamadorismo na Marinha bem como sobre colegas no activo, retirados da vida activa e outros que já se não encontram entre nós. Do resultado dessa pesquisa resultou o levantamento sobre os radioamadores antigos e actuais nas fileiras da Marinha de onde em homenagem a todos eles, a decisão de avançar com a criação do Núcleo foi finalmente tomada.

Longo foi o período desde o nascimento desta vontade até á sua oficialização. De facto, passo a passo fomos progredindo até que em 10 de Março de 2005 foi finalmente lavrada escritura pública cujos estatutos foram publicados no Diário da República III em 30 de Maio de 2005.
Tal como outras associações de radioamadores, o Núcleo envolve-se em algumas actividades radioamadorísticas. Não tantas como gostaríamos, mas as que nos são possíveis, em especial o Concurso Dia da Marinha, o qual pretende comemorar, no âmbito do Dia da Marinha, a partida das naus para os descobrimentos portugueses de há quinhentos anos atrás, com um Diploma Comemorativo.

Como forma de homenagear o grande radioamador Gabriel Prior, quase desconhecido da comunidade radioamadorística, o Núcleo instituiu um Diploma permanente alusivo aos seus feitos em prol do desenvolvimento da onda curta quer para fins oficiais quer para o radioamadorismo. O Diploma pode ser obtido por qualquer estação que cumpra os requisitos constantes no respectivo regulamento, disponível neste site.

O NRA tenciona instituir num futuro próximo, outro Diploma permanente em honra do Almirante Ramos Pereira, nobre radioamador que dedicou grande parte parte da sua vida ao estudo e desenvolvimento das radiocomunicações, e que é o nosso Patrono.

O Núcleo tem a sua Sede no Alfeite, dentro do perímetro da Base Naval de Lisboa, e dispõe de estação própria com o indicativo CS5NRA.

O Núcleo conta actualmente com cerca de 75 associados cujas idades variam entre os 25 e os 70 anos e reúne-se regularmente duas vezes por mês nas instalações da sua sede coma presença de alguns dos seus associados.

Com orgulho e não menos prazer estaremos sempre disponíveis para receber os colegas que nos queiram visitar. Basta que para tal nos contactem por qualquer meio.


Voltar para o conteúdo